O que é "Interrogação Elaborativa"?



INTERROGAÇÃO ELABORATIVA

É uma ferramenta considerada de utilidade moderada, sendo que várias foram consideradas de utilidade baixa. Ao longo do tempo em que você está estudando, você lê um conceito e diz: “como é que isso se aplica na prática? Como é que isso cairia na prova? Ah, então quer dizer que...! Agora, eu entendi essa informação!”. A interrogação elaborativa é essencial para a aprendizagem. 

Quando lemos, vemos ou ouvimos algo geramos apenas input de informação, você pode armazená-la sem o processamento, mas isso é contraproducente, é preciso trabalhá-la por meio de um processamento eficaz, para então termos um bom output.

Quando processamos a informação de forma adequada conseguimos facilmente externalizá-la por meio de uma redação, por meio de questões etc. Para isso a informação precisa ser transformada em conhecimento. Nós transformamos uma informação por meio de perguntas. Falando de novo, de novo, de novo, em cima de perguntas.

A interrogação elaborativa significa você, ao longo do tempo que está estudando, fazer as suas próprias perguntas.

Então, nessa reta final, nesses trinta dias que eu estudei a parte específica, não fiz nenhuma questão de concurso, enquanto algumas pessoas fazem trezentas questões por dia. É claro que, hoje, eu faria um pouco diferente, mas, embora não fizesse questões de prova, na prática, por dia, na minha cabeça, eu fazia dezenas... Centenas de questões.

Cada vez que eu sintetizava uma informação, eu parava e buscava na minha cabeça: “como é que isso aqui pode cair na prova? Isso aqui pode cair assim... Como é que eu não vou fazer? O que eu preciso fazer para não errar isso na prova? Ah, eu tenho que fazer isso!”.
Então, constantemente, faça perguntas para si mesmo, isso vai ser excelente.


Fonte: 10 técnicas de aprendizagem mais efetivas para a aprovação em concurso. Victor Ribeiro. Disponível em E-Book

Comentários

Postagens mais visitadas