O poder da "Visualização" para os estudos da OAB



O que significa visualizar como técnica de estudo?

Enquanto estudamos, nosso cérebro tenta criar imagens na cabeça. Enquanto lemosouassistimosaalgo,nossocérebrovaimontando representações.

O interessante é que visualizar não é uma técnica em si, mas uma função cognitiva natural de um bom leitor. Lembro de entrevistar pessoas que costumavam passar de primeira e era comum ouvir que estas, ao final da leitura, “criavam na mente um filme” do conteúdo estudado. Mas, para eles, não era uma “técnica”, era simplesmente uma consequência natural do ato de ler/assistir.

Isso é uma das minhas críticas à metodologia de ensino e alfabetização. Fomos ensinados a ler sílabas que formam palavras (sons) e, aleatoriamente, algumas pessoas começam a aprender o que é natural em países como o Japão e a Alemanha: ler a história, ler o filme (e não as palavras).

Como você vai utilizar essa ferramenta chamada visualização? Comece a ler ou a assistir a uma aula e esforce-se para conseguir acompanhar na sua cabeça... Criar um filme daquilo que você está lendo. Você lê, por exemplo: "a tortura é proibida no Brasil". Você consegue imaginar isso acontecendo?

"Compete privativamente ao Senado, processar e julgar o Presidente da República e o vice nos crimes de responsabilidade, assim como os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, nos crimes de responsabilidade conexos com os mesmos". Você leu essa ‘‘marmota’’ toda, mas consegue entender o que aconteceu? Você consegue imaginar o que significa processar e julgar esse pessoal?

Isso é usar sua imaginação e o lado direito do cérebro para literalmente duplicar a efetividade de seus estudos!

A maioria de nós, enquanto estamos fazendo uma leitura, fazemos de forma passiva: nosso compromisso é só passar os olhos nas linhas. Isso é uma perda de tempo muito grande. Enquanto estamos lendo, temos de conseguir criar aquela história na cabeça! Você não vai ser testado pela quantidade de linhas ou páginas que você leu, mas pela quantidade de páginas para as quais gerou uma representação e que você conseguir extrair da sua memória na hora da prova.

Como exemplo, a maioria das pessoas, quando estudam ou assistem às aulas de um cursinho, tentam só memorizar os conceitos sem visualizá-los.
O que é uma autarquia? Autarquia é criada por lei, é extinta por lei, tem poder de policia às vezes... Mas o candidato sequer consegue visualizar o que é uma autarquia.
A preocupação em decorar o conceito é maior que a de aprendê-lo.O focoestánamemorizaçãodepalavras,quandoseriamaisfácil e eficiente, absorver o entendimento por meio de uma boa representação.

Essa sacada eu peguei com o Dr. Michael Hall, PhD em Psicologia e mega especialista em aprendizagem, ele dizia que durante sua sessão de estudos, ao final de um trecho ou bloco de conteúdo, pare por alguns segundos e confira a visualização que você fez daquela matéria, perceba se está claro o suficiente, e anote uma palavra-chave que represente esta visualização.

O que é uma autarquia? Ah, é tipo o BACEN e a ANATEL. Legal! Então se é como o BACEN e a ANATEL, eu sei que é de direito público, eu sei que faz sentido que seja criada por lei, porque vai executar uma atividade que está prevista na lei (esta representação sintetiza as características do que foi estudado sem que você tenha que se esforçar em memorizar cada palavra do conteúdo estudado).


Fonte: 10 técnicas de aprendizagem mais efetivas para a aprovação em concurso. Victor Ribeiro. Disponível em E-Book

Comentários

Postagens mais visitadas