Estudando para a OAB: estudo intercalado é a regra!!!



ESTUDO INTERCALADO

Significa você pegar a matéria que vai estudar e, ao invés de concentrar essa disciplina toda em um pancadão de estudo, intercalar isso de várias formas.

Então, tem vários mitos sobre isso. Alguns professores vão conversar contigo e vão dizer: “a cada uma hora de estudo troque de matéria”. Isso é uma das maiores falácias que eu já ouvi. Então quem estuda quatorze horas por dia, vai estudar quatorze matérias diferentes no mesmo dia? Absurdo.

A pergunta agora é: o que? Por exemplo, essas são as matérias que caem no meu concurso, caem pra mim onze disciplinas. Como é que eu vou distribuilas no meu estudo? O estudo intercalado vai dizer o seguinte, melhor do que pegar esse tempo todo e estudar uma só disciplina, será melhor estudar mais de uma no mesmo dia ou ao longo de um período, intercalando-as ao longo das horas de estudo. Por exemplo, vou apreender, por imersão, Direito Constitucional, ou seja, vou passar duas semanas só vendo Direito Constitucional, vou amar essa matéria e pronto, eu aprendi.

A grande descoberta é que nós desenvolvemos um conhecimento maior e mais perene quando frequentemente e intercaladamente aprendemos essa informação ao longo do tempo.

Então, mais importante do que você ter quarenta horas de estudo em uma semana só de uma matéria, seria ao logo de uma semana, você ter oito horas de estudo sobre essa matéria.

No médio prazo, isso vai gerar mais resultados para você!

Quando decidir utilizar essa técnica, cuidado para não incorrer em um erro comum que é querer fazer o estudo intercalado de todas as disciplinas. Você pode cometer o erro de chegar a um extremo tão grande, que vai querer o quê? “Ah, tenho trinta e cinco horas para estudar, tenho doze matérias, quero estudar as doze simultaneamente”. Bom, o que acontece com isso? Considerando que além das doze disciplinas, ainda tem que reservar horas para testes, simulados e algum outro ponto que precisar encaixar nesse tempo, logo você estará com apenas cerca de duas horas e meia por semana para cada disciplina. Imagina só estudar Direito Constitucional por somente duas horas e meia por semana? Ainda fazendo as revisões de tudo. Você vai levar um ano para fechar essa matéria. Não faça isso!
Então, existe um limite considerado para cada pessoa, e cada pessoa tem o seu.


Fonte: 10 técnicas de aprendizagem mais efetivas para a aprovação em concurso. Victor Ribeiro. Disponível em E-Book

Comentários

Postagens mais visitadas