As Vantagens e Limitações do Coaching


Vantagens
O coach interno apresenta vantagens para o processo, pois o mesmo conhece o sistema e a cultura organizacional; conhece as demandas do coachee e da organização, visualizando as regras dos jogos de poder da empresa; além disto, o coachee, por estar presente na empresa, e com isto é uma pessoa de fácil acesso na empresa, por fim, o coach interno tem o custo reduzido e é uma oportunidade de valorizar os recursos e talentos internos.

Já se falando do coach externo tem-se como vantagem, a neutralidade no processo, que consequentemente traz a liberdade de ação, pois não participa da estrutura de poder da empresa que o contratou. Além disto, o coach externo conhece diferentes realidades e com isto há uma tendência de gerar menor resistência e assim aumentar a chance de estabelecer uma relação de confiança, tendo assim uma visão externa da situação. O mesmo é definido contratualmente e a escolha do coach/coachee é reciproca e de grande independência, pois neste caso, não há vínculo empregatício

Existe também o coaching em equipe que tem como vantagem a realização de um programa de desenvolvimento em conjunto, no qual há uma troca de experiência que possibilita o conhecimento entre todos, reproduzindo assim uma conexão entre todos da equipe, além disto, o coaching em equipe proporciona o sentimento de valorização, respeito e colaboração e consequentemente a equipe começa a se desenvolver mutuamente, ajudando uns aos outros a serem melhores

Em geral o coaching é análogo a resultado e suas vantagens referem-se não na dependência entre o profissional e o cliente, mas sim no processo de coaching em si, que tem início, meio e fim, e com isto, não se delimita a levar o cliente a atingir seus objetivos, além disto, o processo de coaching proporciona que a pessoa descubra sobre si mesmo, num processo que leva ao autodesenvolvimento e crescimento contínuo, tornado o cliente autossuficiente e com maior controle de sua vida

Limitações
O coach interno tem como limitações a percepção contaminada e subjetiva do sistema e da cultura organizacional, a resistência do coachee em abordar algumas questões de sigilo podem ser colocadas em dúvida assim como ter dificuldade em manter isenção, neutralidade e confiança, impossibilidade de escolha mútua coach/coachee, diferenças entre as prioridades da empresa e do coachee e uma limitada autonomia

Já as limitações do coach externo, são indicadas por uma visão parcial da empresa e do sistema de funcionamento, pois o mesmo não terá tanta familiaridade com a cultura da empresa e também terá tempo limitado para poder se familiarizar com a empresa. Além disto, a empresa corre o risco na hora de selecionar o coach, no tempo de duração e na ausência de comando da organização. Com isto, a empresa deve sempre fazer uma análise sobre as referências e a formação de Coach

Existe também o coaching em equipe, que trás como limitação a falta de espaço para que todos da equipe consigam realizar o que for necessário, além disto, deve-se preocupar com as peculiaridades de cada integrante, necessitando assim, de tempo para conseguir trabalhar e analisar cada característica da pessoa. Essas limitações podem fazer com que algum integrante que precisa de uma atenção particular em seu aprimoramento acabe ficando sem o merecido aparato para ativar todo o seu potencial

Além das limitações descritas acima, o coach deve saber lidar com as pessoas e com o trabalho em equipe, pois várias pessoas não se sentem a vontade diante de um processo de coaching, pois sentem medo de criticar um colega da equipe, pois acreditam o colega pode ficar sabendo e este medo é bem mais comum quando se trata de coach interno, no qual a pessoa que conhece todos os colaboradores.

Em geral no 'coaching' há várias limitações, não adianta seguir as sessões de coaching se a pessoa não sente que há uma afinidade entre o coach e o coachee. É preciso ir além do vínculo profissional, é preciso uma relação pessoal no qual as duas pessoas irão partilhar momentos juntos, e caso não exista confiança e simpatia entre os envolvidos, o melhor que se pode fazer e dar o processo como concluído. Por fim, a empresa tem que tratar o coaching como uma ferramenta, e deve saber que o mesmo não vai fazer a vida do profissional mudar da noite para o dia, pois há todo um processo para participar, até que o profissional atinja o objetivo desejado, com o autoconhecimento.


Fonte: Wikipédia

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